Comissões

Semana Lixo Zero é tema de debate na Cosmam

Semana Lixo Zero em Porto Alegre Foto: Josiele Silva
Semana Lixo Zero em Porto Alegre Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Na manhã desta terça-feira (27/10), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu um debate a respeito da Semana Lixo Zero, que ocorre entre os dias 23 e 31 de outubro e pretende conscientizar a população sobre a necessidade de encontrar caminhos alternativos para o lixo, como a reciclagem e a compostagem, e não apenas o descarte, que direciona os resíduos para aterros sanitários ou para a incineração.

Representante da Pasárgada Sustentabilidade, Fabíola Pecce explicou que o conceito de lixo zero é cada vez mais valorizado por empresas, cidades e grandes organizações em geral, como uma distinção em matéria de práticas sustentáveis."A ideia é não deixar passivos, fazer com que não sobre nada, que a gente consiga dar uma nova finalidade a quase tudo", resumiu. Para que um supermercado receba este reconhecimento, por exemplo, 98% dos resíduos que ele gera não devem ter como destino final um aterro sanitário ou a incineração.

Organizada de forma voluntária, a Semana Lixo Zero de Porto Alegre envolveu mais de 2,5 mil participantes na última edição, em 2014, além de ter promovido 58 eventos de conscientização. "Queremos também reforçar cada vez mais a ideia de responsabilidade compartilhada entre cidadãos, empresas e governo quando o assunto são os resíduos", sustentou.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carus, apontou a falta de áreas licenciáveis para a construção de centros de reciclagem em Porto Alegre como um entrave à expansão da reciclagem e, consequentemente, redução do volume de lixo que tem como destino o aterro sanitário. "Acredito que a saída, que deve ser construída de forma conjunta com outros municípios da Região Metropolitana, seria a construção de uma central de tratamento sustentável", indicou. Mesmo assim, o gestor falou a respeito de práticas sustentáveis e inovadoras que o município já vem realizando, como a instalação de coletores de bitucas de cigarro pela cidade.

Secretário executivo do Sindicato do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas), o empresário João Felippe afirmou que a entidade está cada vez mais determinada a incutir nessa categoria noções e valores de sustentabilidade ambiental. "O processo educacional é uma arma nesse processo. Recentemente, implementamos junto com a Braskem algumas dezenas de paraciclos feitos de plástico reciclável pela cidade", citou.

A partir de sugestão da vereadora Jussara Cony (PCdoB), que integra o comitê de organização do Fórum Social Mundial (FSM), a pauta do Lixo Zero deve se fazer presente no evento também por meio de uma oficina auto-gestionada que, em princípio, deverá acontecer na Câmara de Porto Alegre.

Além de Jussara, também estiveram presentes os vereadores Marcelo Sgarbossa (PT), presidente da Cosmam, Dr. Thiago Duarte (PDT), Kevin Kriger (PP) e Paulo Brum (PTB).


Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)