Sessão Ordinária

Lideranças

No período destinado as lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (6/3) os vereadores trataram dos seguintes temas:

IMPRENSA I – Margarete Moraes (PT) criticou a forma como os jornais de grande circulação veiculam suas matérias. "A imprensa trata assuntos que tentam denegrir a imagem do PT com letras garrafais, e, na hora de desmentir, publicam notas pequenas quase impercebíveis". Na opinião de Margarete, os veículos de comunicação deveriam ter isonomia e, antes de publicar matérias tendenciosas, deveriam ter certeza da veracidade das mesmas. “Depois de levantar um problema sem veracidade é muito difícil mostrar a verdade”, ressaltou. (RT)

IMPRENSA II – Marcelo Danéris (PT) criticou o jornal Zero Hora pelos espaços destinados ao Partido dos Trabalhadores. “O boicote chega a ser escandaloso”. Comentou que o jornal publicou artigo do prefeito José Fogaça, com balanço das atividades frente à prefeitura. "Enviei texto rebatendo as afirmações e fui barrado pelo conselho editorial. Neste veículo o PT não tem o direito de se manifestar”, considerou. “Queremos os mesmos direitos e liberdade de imprensa no sentido total da palavra”, ressaltou. Daneris afirmou ainda que o prefeito não cumpre com as promessas de campanha. “Onde está a vizinhança segura que ele prometeu”, questionou. (RA)

MENTIRAS - Professor Garcia (PMDB) afirmou que Fogaça não administra de forma pálida. “Na área da saúde foram investidos 19% do orçamento do município. Também foram construídas 19 novas creches além de duas escolas de ensino fundamental”, informou. Garcia disse ainda que na administração petista foram gastos 13 milhões. "Sobre mentiras, Tarso Genro afirmou que se assumisse a prefeitura não concorreria a nenhum cargo eletivo. No entanto, deixou João Verle na mão ao abandonar o cargo de prefeito”. (RA)

BALTAZAR - Alceu Brasinha (PTB) elogiou o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Cézar Busatto, que o atendeu para falar sobre as obras da Av. Baltazar de Oliveira Garcia. "A governadora Yeda tem hoje 431 de governo. Quando ela assumiu, nós tivemos diversas batalhas. A governadora prometeu que não pararia as obras da Baltazar. E não parou", celebrou o vereador, garantindo que as obras não param sequer à noite ou em domingos e feriados. "Com a volta às aulas, a EPTC tem dado atenção especial à Baltazar". Brasinha parabenizou o governo Fogaça. "O DMLU está limpando a cidade, a SMOV está asfaltando a cidade. O que nos interessa é ver a cidade andar, e andar muito bem". (TG)

MAPAS - Ervino Besson (PDT) destacou notícia dos jornais que mostram oito placas instaladas com mapas pela EPTC, de um total de 14 que estão previstas, nas paradas de ônibus da Capital. Besson lembrou do projeto de lei de sua autoria, aprovado pela Câmara no final do ano passado, que implanta, em paradas de ônibus do centro e em pontos turísticos de Porto Alegre, painéis com mapas de localizações da capital. “Esse projeto teve o apoio dos colegas vereadores e é uma vitória para a cidade de Porto Alegre”. Segundo o vereador, o objetivo do projeto é, além de orientar os usuários do sistema de transporte público, mostrar aos turistas a cidade e os pontos turísticos. (TG)

MULHER - Maristela Maffei (PCdoB) analisou que, apesar da proximidade do Dia Internacional da Mulher, a luta das mulheres é, na verdade, todos os dias. “Sabemos a importância que este dia tem para reflexão sobre o tema”. A vereadora criticou o tratamento dado as mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fizeram protestos. "Quando se organizam para dizer que querem um planeta saudável e não uma monocultura, elas quer dizer que seus filhos podem não ter mais água, e não ter mais vida. Temos que gritar pela terra, pelo planeta e pela água, que deve ser para todos. Mulheres: não desistam. Vocês merecem o meu respeito. Feliz dia 8 de março, o dia de luta”, concluiu. (TG)

PROTESTOS - Haroldo de Souza (PMDB) destacou a possível candidatura de uma mulher à presidência dos EUA. “O nosso respeito a todos as mulheres”.  O vereador criticou os gastos do ex-presidente da ANAC, Milton Zuanazzi. “Foram gastos 19 mil bilhetes aéreos. Nós estamos na era do celular, do e-mail, da comunicação instantânea, de reuniões que podem ser feitas via internet”, disse. Haroldo também citou o caso da morte da corretora Renata Alvez Neves, ocorrido em 27 de janeiro. “Na semana em que se fala na mulher, e na vida, porque a mulher é o principio da vida, não podemos deixar o assassino solto”. (TG)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)