Plenário

Sugerido nome de Biagio Morelli para rua no Bairro Mario Quintana

Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Guilherme Almeida
Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP) que denomina a Rua Biagio Morelli o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Três mil e Setenta, localizado no Bairro Mario Quintana.

Biagio Morelli, filho de Francesco Morelli e Concetta Crescente Morelli, nasceu em 29 de março de 1927, em Morano Calabro, província de Cosenza, na Itália. Desde cedo, aos 14 anos, começou a trabalhar, exercendo a atividade de sapateiro. Em 1951, veio para o Brasil, diretamente para Porto Alegre, cidade que, a partir de 1982, tornou-se cidade-irm㠖 gemellaggio – de Morano Calabro, uma vez que viviam na capital gaúcha cerca de 15 mil descendentes de moraneses, dos quais Biagio fazia parte, residindo na Rua Riachuelo e exercitando sua profissão de origem.

"Homem de formação e convicção cristãs, tinha plena consciência de sua responsabilidade social, dedicando boa parte de seu tempo a atividades comunitárias, exercendo por mais de 12 anos atividades voluntárias em diversas entidades, com ênfase de trabalho na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, da qual participou regular e diuturnamente. Foi, sem dúvida, um dos representativos nomes da comunidade moranesa em Porto Alegre, onde despontou como líder", diz Nedel. 


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)