Plenário

Vereador propõe criação de programa contra o crime

Audiência Pública sobre transporte individual de passageiros por aplicativos (UBER e outros). Vereador Claudio Janta, autor de lei anterior sobre o Uber.
Vereador Clàudio Janta (SD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal iniciou o debate do projeto de lei nº 088/16, de autoria do vereador Clàudio Janta (SD), que visa a instituir um programa de incentivo às denúncias das práticas delituosas e a possibilitar que a Guarda Municipal, dentro de suas atribuições, auxilie no combate a essas situações no âmbito da capital gaúcha. O programa consiste, “diante da situação caótica da segurança”, em criar uma política pública que estimule a população a comunicar atos de violência e outras atividades criminosas à Guarda Municipal.

Para isso, os cidadãos deverão ter disponível uma linha telefônica própria para comunicar as denúncias, assim como meios eletrônicos que possam ser acessados por smartfones e outros equipamentos. Ao receber a informação, fica a Guarda Municipal, conforme o projeto, obrigada a repassar as informações aos órgãos competentes do Estado. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)