Comissões

Vereadores da Cece elogiam Complexo do Porto Seco

Garcia (c) e Tarciso visitaram barracões Foto: Jonathan Heckler
Garcia (c) e Tarciso visitaram barracões Foto: Jonathan Heckler

Os vereadores Professor Garcia (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PSD), representantes da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municpal de Porto Alegre, visitaram o Complexo Cultural Porto Seco na manhã desta terça-feira (14/2). Os parlamentares constataram melhorias nas estruturas dos barracões e do Sambódromo, mas defendem avanços para a festa popular e o complexo.

Acompanhados do coordenador de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Joaquim Lucena, e da coordenadora adjunta, Maria Antônia Brasil, os  vereadores conversaram com os responsáveis pelas escolas de samba que finalizam fantasias, alegorias e  carros alegóricos para o desfile de Carnaval, que ocorre no próximo final de semana. A organização e estrutura de cada barracão, incluindo adequação de cômodos para trabalho, descanso, alimentação, higiene e segurança, chamaram a atenção dos parlamentares. Os dirigentes das escolas manifestaram-se comprometidos com a busca  incessante pela qualificação das apresentações no Carnaval.

Conforme Joaquim Lucena, o Sambódromo vai apresentar diferencias neste Carnaval, como forma de beneficiar os carnavalescos e o público presente. Ele explicou que a iluminação da passarela está mais potente. "Os refletores estão iguais aos de um campo de futebol”, disse, ao observar que houve melhorias sem aumento de investimento. Além disso, o coordenador da SMC informou a contratação de  engenheiro especialista em sonorização, para instalações adequadas à qualidade do som na passarela do samba de Porto Alegre.

Maria Antônia apresentou o Centro de Hospitalidade, um ambiente inédito do Sambódromo, com ambientação específica e preparado para receber cerca de 350 convidados especiais.  Antônia lembra, ainda, que, “neste ano, o Botequim será substituído pelo Botecão, com capacidade para receber 2 mil pessoas na praça de alimentação, “com entrada permitida, somente com a apresentação de ingresso”. A implantação de catracas nos diferentes pontos do Complexo Cultural Porto Seco pretende impedir a entrada de pessoas com ingressos  falsos.

Ao final da visita, o  presidente da Cece, Professor Garcia (PMDB), falou da satisfação em constatar que o Carnaval de Porto Alegre evolui a cada  ano. “Basta passar nos barracões, para verificar como estão produzindo”, observou o parlamentar ao lembrar “que há valor agregado e multiplicador neste vento que não pode ser visto, apenas como uma manifestação popular e sim como gerador de emprego, renda  e alegria à todos”. Garcia acredita que existem pontos a avançar no Sambódromo, “tanto na questão estrutural, como na valorização do espaço para que o mesmo tenha vida o ano inteiro, com diferentes ações culturais”.

O vereador Tarciso, que desfila pela Academia de Samba Praiana, elogiou o trabalho de todos os envolvidos com o Carnaval, mas ressaltou que acredita "na  existência de espaços para grandes melhorias”. O vereador concordou com Professor Garcia, que defende uma ação pós-Carnaval para avaliação dos implementos estruturais, investimentos, posturas e programas de melhorias para o próximo ano.

A Cece vai agendar reunião com todos os representantes  das escolas de samba, instituições representativas e Executivo Municipal para avaliação deste Carnaval  e definir condutas  e prioridades para o próximo ano.

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)