Frederico Mentz

Vereadores farão reunião com Demhab para tratar de despejo

Bárbara (Demhab) sugeriu que as negociações fossem tratadas no órgão Foto: Maria Helena Sponchiado
Bárbara (Demhab) sugeriu que as negociações fossem tratadas no órgão Foto: Maria Helena Sponchiado

Para solucionar de vez o caso envolvendo as famílias que estão à beira do despejo na rua Frederico Mentz, bairro Navegantes, a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal decidiu, na tarde desta terça-feira (9/02), que se reunirá com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para achar uma solução sem prejuízos para os envolvidos no processo. A ordem de despejo, que teria execução prevista para esta quarta-feira (9/02), vai ser suspensa até que a comunidade e a prefeitura reúnam-se para tratar do assunto.

"As soluções deverão ser traçadas considerando as dificuldades de cada um e os direitos de cada um", afirmou o presidente da Comissão, vereador Elias Vidal (PPS). O impasse nas negociações está na aquisição de um novo terreno para que as famílias sejam removidas. Segundo representantes do Demhab, foi oferecido pelo Departamento a possibilidade de um aluguel social até que as famílias consigam -através de cooperativas -, financiar a compra de um terreno. "Eles precisam entrar apenas com 60 mil reais para comprar uma área que também terá a ajuda da Caixa Econômica Federal", disse Bárbara Baumgartem, assessora técnica do órgão.

Para Eliane Teixeira, representante dos moradores, o Demhab não pode jogar a responsabilidade somente para as mãos dos residentes do local. "Foi o próprio departamento que nos transferiu para lá, eles precisam de uma alternativa que não pese no nosso bolso", reivindicou. Acompanharam a reunião, os vereadores Carlos Comassetto (PT) - vice-presidente, Fernanda Melchiona (Psol), João Pancinha (PMDB), Nilo Santos (PTB) e Paulinho Rubem Berta (PPS).

Leia mais: Moradores da Frederico Mentz pedem ajuda contra despejo

Ester Scotti (reg. prof. 13387)