Presidência

Vila Santo André ganha rede de energia elétrica

Mauro Pinheiro, presidente em exercício da Câmara, saudou a iniciativa Foto: Ederson Nunes
Mauro Pinheiro, presidente em exercício da Câmara, saudou a iniciativa Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

O presidente em exercício da CâmaraMunicipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PT), participou, na tardedesta quinta-feira (18/9), do ato de inauguração da rede elétrica da Vila SantoAndré, localizada no Bairro Humaitá, Zona Norte. Realizado pela Prefeitura e pelo Grupo CEEE, o evento aconteceu na igrejinha da Assembleia de Deus,localizada na Rua A. Estavam presentes, na cerimônia, o prefeito José Fortunati; o diretor de Distribuição da CEEE, Guilherme Barbosa; o secretário da Smov, Rafael Leandro Fleck, e o diretor do Dmae, Flávio Presser,entre outros convidados e moradores da comunidade.

A nova rede de energia construída no local irá beneficiar, aproximadamente, 350 famílias. A estrutura de energia,construída através de um investimento da CEEE no valor de R$ 230 mil, ocupaoito ruas na comunidade e é resultado de um Termo de Acordo para Instalação deuma Rede Provisória, celebrado entre a CEEE, a Prefeitura, oDaer e a Associação de Moradores da Vila Santo André no ano passado.

A líder comunitária Lia Kaiser Paim estavamuito emocionada. Pediu desculpas pelos momentos em que gritou e ofendeu. “Agente estava em desespero. Essa é a conquista do sonho de um desespero. Quandofechamos a Avenida Ernesto Neugebauer, queríamos ser vistos. Hoje, graças a Deus, somos vistos e iluminados.”

Ajuda

Mauro Pinheiro parabenizou Lia e as outras mulheres que trabalharam e participaram do movimento que deu origem às melhorias conquistadas pela comunidade e destacou a obrigação do Estado de trabalhar em prol da comunidade. “Independente de partido político ou ideologia, a função do Estado é ajudar as pessoas. Somos de partidos diferentes, mas temos um único propósito: melhorar as condições de vida da população. Parabéns a comunidade de Santo André. Aqui se concretizou o nosso trabalho”, concluiu.

Fortunati falou da importância dos gestorespúblicos entenderem a diferença das manifestações. Existem dois tipos de manifestação:a que vai para a luta, mas tem uma causa legítima, e aquela em que osmanifestantes usam máscaras para depredar. Aqui tivemos manifestação legítimada comunidade, que ganhou destaque e fez com que todos nós nos movêssemos.”

Estavam presentes na solenidade osvereadores Elizandro Sabino (PTB), Luciano Marcantônio (PDT) e Séfora Mota(PRB).

Programa Energia Legal

O trabalho realizado na Vila Santo Andréintegra o Programa Energia Legal da CEEE, que visa regularizar o fornecimentode energia elétrica, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e evitarfocos de incêndio causados pelas ligações clandestinas existentes até então nolocal.

O projeto envolveu a Rede deSustentabilidade e Cidadania, coordenada pela Secretaria de Governança doMunicípio, com o engajamento dos moradores da comunidade e participação doDaer, CEEE, Ministério Público Estadual, Usiminas e CAR Humaitá/Navegantes.

Por um período de seis meses, os clientesresidenciais monofásicos da Vila Santo André receberão uma conta educativa, quetraz impresso, além do valor total do consumo, a taxa mínima de energia daunidade consumidora, que servirá para o pagamento da conta do mês. Para asligações bifásicas, a medida é válida por três meses. Essa ação da Empresa temo objetivo de fazer com que as pessoas entendam a importância de se utilizarracionalmente a energia elétrica. O valor mínimo dessa tarifa educativa hoje éde aproximadamente R$ 14,00. Os participantes do programa que pagam em dia as12 primeiras das 24 parcelas dos kits de entrada da medição (por meio daprópria conta) recebem um abono das demais 12 prestações.

Texto: Flávia Nagib Murr (reg. prof. 13.685)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)