Sessão Solene

Câmara Municipal registra 50 anos de TV no Estado

Homenagem reuniu personalidades que fizeram a história da TV no Estado Foto: Elson Sempé Pedroso
Homenagem reuniu personalidades que fizeram a história da TV no Estado Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre registrou na tarde de hoje (6/10) os 50 Anos de TV no Estado do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no Plenário Ana Terra e atendeu solicitação do vereador Luiz Braz (PSDB). O vereador lembrou, no entanto que efetivamente a data será comemorada em dezembro deste ano. Braz ressaltou que no Estado as primeiras transmissões ocorreram em 20 de dezembro de 1959. “Com a chegada da TV Piratini”.

Em sua manifestação, Braz fez um relato da história da TV no mundo. Lembrou que tudo começou com o rádio televisionado e que de fato a primeira transmissão sem fio ocorreu em 1893, em São Paulo, por iniciativa do padre e radioamador Landell de Moura. “Chegou a ser considerado um louco pelo invento”, disse o vereador.

O vereador dedicou a homenagem ao jornalista e empresário Walmor Bergeschi que, segundo ele, teve toda a iniciativa a fim de que essa sessão fosse realizada. “Dedico a ele porque além de todo esforço, é autor de um livro que vai contar a história da TV no Estado”, disse Braz comunicando que o livro se chamará Os Televisionários e será lançado em março de 2010.

Jornada

Bergeschi por sua vez, disse que a Câmara registra esse momento da história com muita grandeza. “É uma alegria encontrar tantos colegas que fizeram a história da TV no Rio Grande do Sul aqui nessa homenagem”, considerou ele lembrando que foi uma longa jornada. Bergeschi enfatizou que o livro relata a história de quase todos os presentes na solenidade. “A maioria que está aqui hoje fez parte desse processo e portanto, ele é narrado na terceira pessoa do plural, pois fiz questão de ouvir dada um”.
   
A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), que também saudou a iniciativa. “Me orgulho de presidir esse ato na presença de tantos talentos que muito contribuíram para a história do nosso Estado e país”. Também compareceram o vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e um dos fundadores da TV Piratini, João Batista Filho, Salimen Junior, que também participou da fundação da TV Piratini, representante da Rede Viva, Sérgio Reis, além vários jornalistas representando diversos organismos da comunicação no Estado. Os vereadores João Carlos Nedel (PP), João Pancinha (PMDB) e Valter Negelstein (PMDB) prestigiaram o encontro.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)