Comissões

HPS espera concluir reformas do QualiSUS até o final do ano

Os vereadores Dr.Thiago e Marcelo percorreram algumas alas reformadas Foto: Elson Sempé Pedroso
Os vereadores Dr.Thiago e Marcelo percorreram algumas alas reformadas Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, estiveram, na manhã desta sexta-feira (22/5), no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O objetivo da visita foi averiguar o andamento das reformas das áreas de atendimento e o déficit de recursos humanos. Marcelo Sgarbossa (PT), presidente da Comissão, e Dr. Thiago Duarte (PDT) foram informados, pela diretoria do HPS, de que, até o final deste ano, estarão prontas as obras do QualiSUS em execução principalmente no térreo e no segundo piso.

O diretor técnico do HPS, Carlos Berwanger, lembrou que a reforma do prédio principal do Pronto-Socorro, onde ficam as áreas técnicas, começou efetivamente no final de 2011. Desde então, diversas modernizações foram feitas na instituição, sem que o atendimento à população tenha sido interrompido e atendendo a todas as normas da Anvisa.

Berwanger citou, entre as alas reformadas já em funcionamento, as novas unidades de traumatologia (que passou para o térreo), de radiologia e imagem e de coleta e transfusão de sangue, a sala de recuperação e partes do bloco cirúrgico e da emergência. Esta deverá estar concluída até julho. A previsão para o bloco cirúrgico é até final de junho. Segundo ele, a recepção está sendo totalmente remodelada e foram criadas salas para os acompanhantes com banheiros nos cinco andares.

A diretora geral do HPS, Elisabeth Collares, ressaltou que as obras que ficarão prontas até o final do ano referem-se ao programa QualiSUS. Segundo ela, há ainda um projeto executivo prevendo outras adequações no hospital - que, no primeiro quadrimestre do ano, fez mais de 45 mil atendimentos. Pelos QualiSUS 1 e 2, até 31 de abril, foram executadas mais de 90% das obras de engenharia, que demandaram cerca de R$ 17 milhões em recursos da União e do Município.
 
Recursos humanos

O vereador Dr. Thiago indagou sobre o déficit de técnicos de enfermagem no HPS, que conta um total de 1.200 servidores. Atualmente há cerca de 390 técnicos de enfermagem na ativa no Pronto-Socorro, e a defasagem chegaria a 10%, conforme Susaney Saraiva da Cunha, coordenadora do Centro Cirúrgico e da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, que acompanhou os vereadores à visita pelas áreas técnicas. Thiago lembrou que técnicos de enfermagem que passaram no concurso 470, de 2011, estão aguardando serem chamados a trabalhar.

O diretor técnico confirmou que há déficit de pessoal na parte administrativa e de técnicos de enfermagem e enfermeiros. Mas disse que os que estão na ativa fazem horas extras, garantindo o atendimento à população. De acordo com Berwanger e Elisabeth, há pelo menos 87 servidores do HPS em licença aguardando aposentadoria, dos quais 18 de enfermagem, e, enquanto essas pessoas não se aposentam efetivamente, as vagas não podem ser formalmente abertas.

Antes da reunião e visita, os vereadores Marcelo e Thiago estiveram em um ato dos servidores municipais em frente ao HPS, que, entre outros itens, pedia o chamamento dos técnicos de enfermagem aprovados no concurso 470/11.


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)   
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)