Comissões

Instituto Ronaldinho: Elói Guimarães será relator do novo requerimento

Elói (c) terá prazo de seis dias Foto: Elson Sempé Pedroso
Elói (c) terá prazo de seis dias Foto: Elson Sempé Pedroso
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Luiz Braz (PSDB), designou, nesta sexta-feira (30/3), o vereador Elói Guimarães para ser o relator do novo requerimento que solicita a instalação da CPI do Instituto Ronaldinho. Ele terá prazo de seis dias úteis, prorrogáveis por igual período, para emitir seu parecer quanto à legalidade do novo pedido protocolado pelo vereador Mauro Pinheiro (PT). Elói Guimarães havia sido também o relator na CCJ do primeiro requerimento encaminhado por Mauro Pinheiro, solicitando a criação de uma Comissão de Inquérito (CPI) para apurar suspeitas de irregularidades na parceria entre o Instituto Ronaldinho Gaúcho e a prefeitura municipal de Porto Alegre. A CCJ analisará a legalidade deste novo requerimento a pedido do presidente da Casa, vereador Mauro Zacher (PDT). Na mesma reunião, o vereador Mauro Pinheiro solicitou à CCJ o arquivamento do primeiro requerimento, cujo parecer contrário do relator, Elói Guimarães, seria votado nesta sexta-feira.

O arquivamento, segundo o vereador Mauro Pinheiro, visa a permitir que o novo requerimento com igual teor possa tramitar na Casa. Aceitando o pedido de arquivamento, Braz disse que "não há mais razões para que o primeiro requerimento seja apreciado pela Comissão". Ele explicou ainda que a diferença do novo pedido em relação ao primeiro está no acréscimo da assinatura da vereadora Maristela Maffei (PCdoB) e na ausência da assinatura do ex-vereador Aldacir Oliboni (PT), que renunciou ao mandato de vereador para assumir como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RS.

Participaram da reunião os vereadores Luiz Braz (PSDB), Elói Guimarães (PTB), Reginaldo Pujol (DEM), Waldir Canal (PRB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Mauro Pinheiro (PT) e João Pancinha (PMDB).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)