Presidência

Mauro Pinheiro faz balanço do ano na Presidência na Câmara

Na TV Câmara, Pinheiro fez balanço da sua gestão Foto: Leonardo Contursi
Na TV Câmara, Pinheiro fez balanço da sua gestão Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Perto de encerrar 2015, o presidente Mauro Pinheiro (PT) fez uma retrospectiva do ano em que esteve na Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. O vereador destacou a aprovação de projetos de lei importantes para a Capital, como o retorno da Zona Rural e a criação do feriado do Dia da Consciência Negra, que será celebrado anualmente em 20 de novembro.

Com apresentação de Poliana Pasa, o balanço do ano com o presidente vai ao ar no dia 28 de dezembro, no Jornal da Câmara, às 22 horas. Para assistir à TV Câmara basta sintonizar o canal 16 da NET ou 61.4 no HD.

No programa, gravado nesta terça-feira (22/12), Pinheiro destacou ainda as medidas de reestruturação da Câmara adotadas na gestão dele na Presidência. “Além de dobrarmos os investimentos, com obras em banheiros e em ações de combate a incêndio, avançamos na virtualização dos processos, por meio do eProc, uma ferramenta que vai reduzir o uso de papel na Casa.”

Com relação à implantação do ponto eletrônico, o presidente ressaltou que a iniciativa foi fruto de um trabalho de oito meses. “A Câmara tinha um controle de efetividade muito arcaico, com base no livro-ponto. Hoje temos uma ferramenta de controle online vinculada à folha de pagamento”, lembrou.

Pinheiro também salientou a criação do Parlamento Metropolitano, que reuniu vereadores de 34 Câmaras Municipais de cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre para discutir temas comuns aos municípios. Outra medida que teve início em 2015 foi o Parlamento Jovem. “O projeto-piloto é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Conseguimos estimular a cidadania e a formação de lideranças. Ao todo, a iniciativa envolveu cerca de 600 estudantes de seis escolas: 24 deles se tornaram jovens vereadores. Queremos agora transformar em lei para que tenha continuidade”, afirmou.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Maro Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)