Comissão Representativa / Comunicações
Durante reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (6/1), os vereadores da Capital trataram dos seguintes assuntos:
EDUCAÇÃO I Toni Proença (PPS) aprovou o tema trazido pelo ministro da Educação Fernando Haddad, que propõe turno integral para as escolas de ensino médio no Brasil, com meio turno de currículo regular e outro turno profissionalizante. Alguns técnicos dizem que pode aumentar a evasão escolar pelo grande período presente na escola. Discordo, pois penso que é a saída do ensino no Brasil, avalia. Segundo Toni, o jovem, na escola técnica, tem contato com a carreira que pretende escolher e chegar no mercado de trabalho. (LO)
EDUCAÇÃO II Reginaldo Pujol (DEM) disse compartilhar com o raciocínio de Toni Proença (PPS) sobre as escolas de ensino técnico, mas criticou Fernando Haddad. Tenho medo porque esse é o ministro do Enem, responsável pelas maiores confusões do governo Lula, disse. Para Pujol, hoje não existem escolas em boas condições no Brasil, e que é um salto muito grande sair do nada para o tudo. O vereador criticou a ideia de Haddad que já admitiria a falta de recursos para implementar o projeto em todo o Brasil. Este governo é um governo de estardalhaços. Houve mais anúncios do que realizações, finalizou. (LO)
EDUCAÇÃO III Mauro Pinheiro (PT) disse que a educação é destaque no governo federal petista. Segundo ele, se existem falhas já há uma proposta para avançar no tema. O ensino técnico é bom para proporcionar ao jovem preparação ao futuro e ter um emprego melhor, opinou. Pinheiro disse que tem que se pensar em uma bolsa para incentivar o jovem a se qualificar, pois muitos realizam estágios para agregar à renda familiar. Antes do governo Lula eram apenas 140 escolas técnicas. Hoje são mais de trezentas. É pouco, porém é mais do que em todos os outros governos, destacou. (LO)
PRAIAS Dr. Thiago Duarte (PDT) elogiou a prefeitura após constatar que os serviços dos órgãos pertinentes estão funcionando bem nas praias do Lami e de Belém Novo. Informou que somente no Lami são 400 novos pontos de iluminação pública. Há mais segurança e uma opção de visitas noturnas à orla, disse. Sobre o DMLU, Dr. Thiago relatou que o órgão colocou mais cinco banheiros e cinco chuveiros e, a Brigada Militar, atribui a instalação de cinco guaritas novas para a Operação Golfinho. Solicitamos também e fomos atendidos para que o posto de saúde abra aos sábados e domingos. Só no Lami tivemos cerca de 45 mil pessoas no final de semana, destacou. (LO)
SAÚDE - Dr. Raul Torelly (PMDB) manifestou preocupação com quadro de pessoal da Secretaria Municipal da Saúde, que está com cerca de 4 mil funcionários, muitos dos quais não fazem parte do quadro efetivo. Disse que é necessário que seja realizado concurso público para médicos especialistas para atender com maior rapidez. Disse ainda confiar que a instalação de UPAs e ampliação do PSF poderão ajudar, mas pediu mais agilidade nas ações públicas. (VBM)
DESGOSTO - João Dib (PP) disse que está em contagem regressiva, faltando 720 dias para o fim do seu mandato. Revelou que não tem mais entusiasmo com as coisas que acontecem no país. Criticou o Congresso Nacional que chamou 45 deputados suplentes em pleno recesso para exercer um mês de mandato e que o mesmo deve ser feito pela Assembléia Legislativa, que deverá chamar seis deputados suplentes e lembrou que a Câmara da Capital não chama ninguém no período de recesso. (VBM)
EDUCAÇÃO IV - DJ Cassiá (PTB) disse que o planejamento familiar passa por diversas etapas e uma delas é a educação de qualidade. Salientou a necessidade de investir em escolas técnicas. Justificou que a maioria dos jovens que mora na periferia chega no máximo ao ensino médio sendo obrigados a abandonar os estudos para ajudar a família. Observou que "escola com portas fechadas é uma vaga que se abre para o crime". (VBM)
PRAÇAS - Adeli Sell (PT) questionou se vive na mesma cidade que o Dr. Thiago Duarte (PDT). Referiu-se, principalmente, às condições dos parques e praças da cidade. Criticou a SMAM e disse que a cidade está abandonada e que várias praças e parques estão embaixo de um matagal. Também destacou que o vandalismo está tomando conta da cidade. Elogiou a EPTC que anunciou a implantação de placas ecológicas. (VBM)
LIXO - Luiz Braz (PSDB) discordou de Adeli Sell (PT), que acusou o prefeito José Fogaça de ter sucateado o DMLU. Braz disse que o responsável pelo sucateamento do departamento foi o PT, que iniciou as terceirizações quando administrou a cidade. O vereador reconheceu, porém, que há problemas no recolhimento de lixo na cidade, mas acredita que a instalação de contêineres, como prometido pela prefeitura, vai contribuir para melhorar a situação. (MAM)
VEGETAIS - Paulo Marques (PMDB) ponderou as críticas do vereador Adeli Sell (PT) e disse que durante esse período de verão, há um natural crescimento excessivo de vegetais na cidade. "Como as chuvas são constantes e o sol também, as estruturas da prefeitura têm dificuldade de dar conta da intensividade de plantas pelas calçadas e ruas", justificou. Para o vereador, isso não é culpa de uma ou outra administração, mas sim da "natureza da Capital". "É preciso compreender que muitos esforços estão sendo feitos, mas vencer a força na natureza não é fácil", disse. (ES)
EPTC - Carlos Todeschini (PT) reconheceu que os trabalhos da EPTC melhoraram muito depois da troca de secretário. "Tivemos seis anos de gestão Sena que foi um desastre pra cidade. O secretário Capellari deve ser aplaudido e seu esforço reconhecido", elogiou. Segundo o vereador, a reengenharia do trânsito e a circulação viária no túnel da Conceição foi um grande avanço para a cidade e teve seu fluxo melhorado em 100%. "Quero deixar meus parabéns pelo trabalho competente", afirmou ao revelar que infelizmente não pode dizer a mesma coisa do DMLU que vem fazendo a coleta de lixo de uma forma desorganizada e caótica em Porto Alegre. (ES)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Leia também:
Lideranças