Plenário

Comissão Representativa / Comunicações

Durante reunião da Comissão Representativa no Plenário Otávio Rocha, ocorrida na manhã desta quinta-feira (20/1), os vereadores da Capital abordaram os seguintes temas:

RISCOS I – Adeli Sell (PT) disse que Porto Alegre tem tragédias anunciadas diante de possíveis catástrofes naturais. "A Vila dos Herdeiros, junto à Lomba do Sabão, está apreensiva. Cada nuvem que aparece causa apreensão na divisa com Viamão. A represa apresenta águas-pé que represam grandes volumes de água e provocam uma enxurrada que leva pontilhões e até casas”, alertou. Informou que a situação não diferente no Jardim Cascata. “Temos várias áreas de risco, como na encosta de morro pertencente a Fase, que tem duas áreas de risco completamente ocupadas”, observou. (LO)

ENERGIA – Dr. Thiago Duarte (PDT) saudou a Procuradoria do município que concedeu a possibilidade de regularização de loteamentos nas comunidades da Estrada do Varejão, no Extremo Sul da Capital, o que permitirá a instalação provisória de energia elétrica. A ação atendeu ao enquadramento de normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e fez com que a CEEE pudesse instalar a rede. “Vínhamos desde 2009 nessa batalha. Uma nova lei beneficiou loteamentos comprados de forma honesta e garante, a partir de agora, acesso à eletricidade e dignidade destas pessoas”, avaliou. (LO)

RISCOS II – João Dib (PP), sobre os riscos no Jardim Cascata e Herdeiros, lembrou que há 40 anos, quando era assessor engenheiro do prefeito, tentou impedir que ali fosse instalada tal comunidade. Segundo Dib, a associação conseguiu fazer um loteamento, mas que “felizmente” até hoje não ocorreu nada mais grave. “Insisto sempre, inclusive no governo petista, que os morros precisam ser conservados. Não sei por quem foram autorizadas estas habitações. Não sei nem se são áreas próprias destas pessoas. É um problema sério”, registrou. (LO)

MARREQUINHAS - Paulo Marques (PMDB) disse que nas margens do arroio da Vila dos Herdeiros existem algas conhecidas como marrequinhas, protegidas ambientalmente, e que têm sido a principal causa das inundações. Sobre as encostas do Jardim Cascata, informou que há monitoramento permanente da Defesa Civil. Disse que cerca de 22 mil famílias de Porto Alegre vivem em situação de risco. Sobre os problemas apontados contra a Smam e Dmlu, observou que o momento climático é propício para o aumento das demandas. (VBM)

TRAGÉDIA - Carlos Todeschini (PT) alertou que uma chuva em Porto Alegre como a que caiu no Rio poderá causar uma tragédia na Capital. Observou que áreas como os Alpes, na Glória, podem sofrer os mesmos problemas registrados na serra fluminense. "O solo daqui é o mesmo do Rio", afirmou, lembrando que as autoridades estão despreparadas para enfrentar os fenômenos naturais. "Se não houver planos técnicos de reconstituição das cidades, talvez tenhamos a repetição de tragédias." (MAM)

OCUPAÇÕES - Reginaldo Pulol (DEM) assinalou que Adeli Sell prestou um importante serviço à situação porque alertou seus representantes na Casa sobre a urgência em defender o prefeito José Fortunati (PDT). De acordo com Pujol, o vereador Brasinha (PSDB) defendeu com muita propriedade o ex-prefeito Fogaça. Disse ainda que os morros sempre foram uma preocupação, mas que o principal problema sempre foi a ocupação irregular. “Alguém em sã consciência propõe concretamente que se retire aquelas pessoas de lá”, questionou. “Vão remover as famílias do Morro Santa Tereza”, completou. (FCC)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)