Plenário

Discursos de Lideranças

Na sessão desta quinta-feira (22/2), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

SOFAZÃO – Carlos Todeschini (PT) chamou de escandaloso o fato de o restaurante da Academia de Formação de Oficiais da Brigada Militar ter sido cedido para a realização da festa Carnaval Sofazão na Espuma. Segundo notícia publicada no jornal Zero Hora, citada pelo vereador, houve até trenzinho de homens e mulheres nus. Todeschini lamentou que a governadora Yeda Crusius e seu partido, o PSDB, tenham silenciado sobre o caso. “Esse episódio não aconteceu à revelia; foi divulgado em classificados de jornal”, disse. “Por que o silêncio obsequioso?” (CB)


SOFAZÃO II – Mário Fraga (PDT) disse acreditar que o secretário estadual de Segurança, Enio Bacci, tomará medidas para punir os responsáveis pela cessão do restaurante da Academia de Formação de Oficiais da Brigada Militar para a realização do Carnaval Sofazão na Espuma. O vereador lembrou que o promotor da festa, o ex-padre Roque Rauber, é militante do PT. Fraga também elogiou o bloco Esporte dá Samba na Avenida, que reuniu crianças no Carnaval de Porto Alegre, com apoio do secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz. (CB)

BALTAZAR – Alceu Brasinha (PTB) externou o desespero dos comerciantes da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia e arredores, aflitos com a paralisação das obras de duplicação da via. Segundo o vereador, muitos estabelecimentos quebraram e outros tantos estão em péssimas condições financeiras devido à redução drástica da clientela, afastada pela dificuldade de acesso ao local. Brasinha lembrou que somente a duplicação da ponte da Baltazar levou três anos e que a duplicação da avenida remonta a outubro de 2005, sem data de conclusão à vista. O vereador lamentou que a audiência pública sobre o assunto, promovida pela Câmara, não tenha surtido efeito. (CB)

TUTELARES – Claudio Sebenelo (PSDB) defendeu a realização de concurso público para conselheiros tutelares e não a escolha desses cargos pelo sistema de eleição. Na sua opinião, a fórmula é “eleitoreira” e não condiz com a seriedade exigida pelo assunto – o atendimento à criança e ao adolescente. Segundo o vereador, o projeto do Executivo que, entre outras medidas, prevê o aumento do número de microrregiões dos Conselhos Tutelares de oito para 10, deveria ser melhor discutido. Sebenelo questionou o regime de urgência para a matéria, em tramitação na Câmara. (CB)

SEGURANÇA - Ismael Heinen (PFL) lembrou aos demais vereadores que a primeira semana de março será dedicada à conscientização de pedestres e motoristas sobre o uso da faixa de segurança. Para o vereador, se Porto Alegre quiser continuar sendo uma cidade de ponta é preciso trabalhar esta questão junto à população. “É preciso conscientizar motoristas e pedestres da importância do uso da faixa”. Também falou sobre a eleição dos conselheiros tutelares. Na sua opinião, as microrregiões é que deveriam indicar seus candidatos. “Cada localidade deveria indicar uma pessoa identificada com a sociedade”. (RA)

FEIRA – Newton Braga Rosa (PP) comentou visita feita ao Consulado Alemão, hoje pela manhã, onde vereadores solicitaram apoio à realização, em Porto Alegre, de uma das edições da feira regional promovida pela Feira de Hannover (CeBIT).  “Porto Alegre já demonstrou em várias oportunidades que tem capacidade para comportar grandes eventos”, justificou o parlamentar. O vereador citou como exemplo o Fórum Internacional das Igrejas e o Congresso Internacional de Turismo que, entre outros, já foram realizados na Capital. (RA)

PARTIDOS - Para Sebastião Melo (PMDB), atualmente os partidos políticos vivem “uma geléia geral, não dá para dizer quem é quem”. O parlamentar fez referência ao pronunciamento do vereador Marcelo Danéris (PT), que dirigiu-se aos setores progressistas ao avaliar a administração José Fogaça. Danéris também criticou a participação de Jorge Gerdau Johannpeter como conselheiro da prefeitura. “Mas se o próprio Lula tem tido uma aproximação direta com Johannpeter, não sei por que Danéris critica Fogaça”, disse Melo. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)