Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações

Tarciso Flecha Negra Foto: Mariana Fontoura
Tarciso Flecha Negra Foto: Mariana Fontoura

Confira o que os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram durante período de Comunicações, na sessão plenária desta quinta-feira (10/05):

ZELADORES - Professor Garcia (PMDB) comentou sobre os zeladores de ruas que hoje atuam nos bairros da cidade cobrando valores e salários dos moradores. De acordo com o vereador, os aumentos propostos pela categoria não possuem critério ou razão específica. "A grande maioria inclusive nem carteira assinada tem e a população fica à mercê de suas decisões", afirmou. Para o vereador, está na hora do Executivo fiscalizar e disciplinar essa atividade, pois já são quase 10 mil profissionais atuando em Porto Alegre. "Não existem contratos ou relações oficiais de trabalho", disse. (ES)

ICARAÍ - Maria Celeste (PT) lamentou a situação em que se encontram as famílias da Rua Icaraí que possuem um processo judicial contra a prefeitura por terem perdido suas casas em função das obras do Pisa. Segundo ela, o Programa Integrado Sócio Ambiental comprometeu várias moradias, e em alguns casos, causou problemas sérios colocando em risco a vida de alguns. "O governo municipal está com dificuldade em recolocar as famílias em outro local. As casas sequer começaram a ser construídas", criticou ao anunciar que hoje haverá reunião entre Dmae e comunidade para achar uma solução para os problemas mais graves. (ES)

DIABETES - Tarciso Flecha Negra (PSD) anunciou que ficou espantado com a notícia veiculada pela mídia, nesta manhã, informando que o número de diabéticos cresceu muito no Brasil. Tarciso aproveitou e defendeu seu projeto, em pauta na Casa, que obriga restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos do gênero a oferecerem refeições e sobremesas adequadas a pessoas com diabetes. Para o vereador, é fundamental que os setores públicos e privados estejam engajados na luta pela saúde. "Precisamos conscientizar as pessoas e dar opções para que elas cuidem do seu bem estar", completou. (ES)

PROMESSA - Adeli Sell (PT) cobrou do Executivo a promessa de que comporia um Grupo de Trabalho para tratar do mobiliário urbano de Porto Alegre. Falou que a proposta ficou só na promessa. “O prefeito se comprometeu conosco o ano passado e até agora nada”, falou o vereador. Na opinião de Adeli, a Casa deve exigir explicações. “As bancas de revistas e de flores precisam de reparos urgente”, ressaltou. (RA)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)