Plenário

Projeto aprovado incentiva doação de órgãos

Vereador João Bosco Vaz Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador João Bosco Vaz Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (3/6) projeto de lei que obriga a afixação, nos estabelecimentos de saúde, de cartazes que informem e incentivem a doação de órgãos e tecidos. Segundo a proposta, do vereador João Bosco Vaz (PDT), os cartazes deverão ser colocados em locais visíveis ao público, preferencialmente nas antessalas dos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs). As despesas para a implantação da lei poderão ser custeadas pela iniciativa privada.

Na Exposição de Motivos de seu projeto, João Bosco ressalta a necessidade de que, cada vez mais, sejam adotadas soluções que visem a contribuir, diretamente, para a ampliação da cultura da doação de órgãos e tecidos. O vereador lembra que alertar, informar e conscientizar essa atitude pode, realmente, trazer resultados significativos no avanço da preservação da vida.

Os cartazes, conforme o projeto, deverão exibir as seguintes informações: condições e exigências para doar órgãos e tecidos, benefícios, exemplos de pessoas que receberam órgãos e tecidos e o telefone da Central de Transplantes do RS.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Hospitais vão ter de afixar cartazes sobre doação de órgãos