Comissões

Saúde municipal apresenta relatório do 2º quadrimestre na Cosmam

Ouvidoria recebeu 6.042 demandas, e foi alto o índice de ausências nas consultas marcadas

  • Apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2016
    Vereadores receberam o secretário municipal Fernando Ritter (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2016. Na Foto: Secretario de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter
    Diversos representantes da área da saúde acompanharam a reunião (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (11/10), para a apresentação do Relatório de Gestão em Saúde do 2º quadrimestre deste ano. A apresentação foi realizada pelo secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Segundo ele, o relatório de gestão é um produto de 8 mil pessoas vinculadas à Saúde. “O produto é mérito desses trabalhadores, apesar de todas essas dificuldades que a gente vem passando no último ano na saúde do nosso país”. Baseado no relatório do Município, foram realizadas mais de 533 mil consultas de atenção básica e mais de 107 mil visitas domiciliares. A soma das consultas iniciais ofertadas pelos Centros de Especialidades e pelos hospitais chegou a 110 mil. Já a produção dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) superou o primeiro quadrimestre, chegando a mais de 75 mil – entre procedimentos e consultas.

De acordo com a apresentação do Executivo Municipal, “o relatório é um instrumento de acompanhamento e monitoramento da Programação Anual da Saúde”. Para Ritter, é importante destacar este ano, diferente dos demais, pelas contas públicas e o Decreto Municipal Nº 19.345/2016 de contenção de despesas.

No segundo quadrimestre, foram 25 eventos realizados, sendo os principais a Caminhada do Dia Nacional da Luta Antimanicomial e do Enfrentamento à Violência, o Dia Mundial sem Tabaco, a Semana da Enfermagem, o Dia do Desafio 2016 e a Audiência Pública sobre a Assistência Farmacêutica. Diversas campanhas foram apresentadas no quadrimestre, como: Vacinação da Gripe, Maio Vermelho, Saúde da População Negra é o Ano Todo, Dia dos Namorados (Aids) e Dia Mundial de Combate às Hepatites.

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde recebeu 6.042 demandas, número inferior ao do primeiro quadrimestre, que apresentou 10.790 demandas. Um dos destaques da apresentação foi a informatização do Executivo. Além de novos sistemas, foram instalados 215 equipamentos novos. 

Absenteísmo

Um dos itens apresentados e posteriormente debatidos foi o número de ausências dos pacientes após a marcação de consulta. Foram agendadas 4.994 consultas odontológicas, porém 38,6% não compareceram. Outros agendamentos como ecografia (2.199 ofertas), eletrocardiograma (795 ofertas) e consultas oftalmológicas (2.844 ofertas) apresentaram ausência de 36,78%, 32,78% e 64,27%, respectivamente. A presidente da Cosmam e proponente da audiência, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), levantou diversos questionamentos sobre o número de absenteísmo, sugerindo que a situação econômica possa interferir na ausência, caso a pessoa não tenha dinheiro para ir até a consulta marcada e se as consultas estão sendo marcadas nos postos de saúde mais perto e de fácil acesso ao paciente. 

Representações

A audiência também contou com a presença do vereador Dr. Goulart (PTB), da vereadora Jussara Cony (PCdoB) e do vereador Paulo Brum (PTB). Estiveram presentes a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha da Rosa Zenker; o representante do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Everton Borges; o representante do TCE-RS, José Alfredo, demais servidores e convidados da área da saúde. 

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)