CECE
Integrantes
Exibindo os registros mais recentes. Para uma lista de todas as reuniões, clique aqui.
Data | Título | Descrição | Proponente |
---|---|---|---|
22/10/2024 14:00 | 36ª Reunião (Ordinária) da CECE - Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre - Construir Redes | *Pauta*: Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre - Construir Redes. Iniciativa alusiva aos 100 anos de presença dos Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer na cidade de Porto Alegre. O Programa tem início com a formalização da cooperação entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Sua finalidade é, durante 4 anos, CONSTRUIR REDES, o que significa identificar, mobilizar, agregar e contar com a atuação de mais pessoas, coletivos e instituições cujos interesses passam pelo mesmo objetivo. *Convidados*: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Conselho Municipal de Desporto de Porto Alegre - CMD; Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul - SEL/RS; Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul - CEERS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS - ESEFID/UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS - PPGCMH/UFRGS; Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão 100 Anos de Serviços Públicos de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre; Centro de Memória do Esporte da UFRGS - CEME/UFRGS; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBC; Sindicato dos Municipários de Porto Alegre - Simpa. | Ver. Jonas Reis |
20/08/2024 14:00 | 27ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO E OUTRAS DEFICIÊNCIAS: DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA! | *Pauta*: INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO E OUTRAS DEFICIÊNCIAS: DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA! Síntese: A importância da informação sobre os direitos dos Autistas, para Proteção dos direitos da Pessoa com Autismo e outras deficiências: da infância à vida adulta! Muito além das fronteiras da educação inclusiva, é preciso que toda sociedade venha a compreender e proteger os direitos dos autistas e pessoas com deficiência. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a comunicação, a interação social e o comportamento da pessoa, entre outras características. Por isso, é fundamental que a legislação e a jurisprudência brasileiras reconheçam e protejam os direitos das pessoas com autismo, assim como toda a sociedade. *Convidados*: Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva Pucrs; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Senhora Bruna Katz; Instituto Autismo e Vida; Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul; Érika Rocha - Projeto Social Angelina Luz; Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDEPA; Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre - EPTC; Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RS; Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS - FADERS; Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo- AFAPA; Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM - RS; Coletivo pela Inclusão & Arte - CPIA; Senhora Patrícia Sanberg. | Marcelo Bernardi e Projeto Social Angelina Luz |
20/08/2024 14:00 | 27ª Reunião (ordinária) da CECE - ampliação da Sala 301 | (Ampliação da Sala 301) | Marcelo Bernardi e Projeto Social Angelina Luz |
06/08/2024 14:00 | 25ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: FICAI 4.0 - Lugar de Aluno da Rede Pública Municipal de Ensino é na Escola. | 25ª Reunião (ordinária) da CECE *Pauta*: FICAI 4.0 - Lugar de Aluno da Rede Pública Municipal de Ensino é na Escola. A FICAI visa garantir a permanência da criança e do adolescente na sala de aula através de parceria entre a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Os parceiros atuam no combate à infrequência, que é o primeiro passo para o abandono e a evasão escolar. Este portal tem por objetivo apresentar informações de interesse das instituições que assinaram, em 14/08/2012, o Termo de Cooperação, que busca regulamentar ações tendentes a tornar efetivo o direito de permanência na escola. *Convidados*: Dra. Cristiane Della Mea Corrales, Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Sul -CAOEIJ/MPRS; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS; Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Primeira Coordenadoria Regional de Educação - 01 CRE; Conselho Estadual de Educação; Fórum Estadual de Educação; Associação de Educadores Populares; Márcia Gil Rosa, Coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Unidade de Apoio aos Conselhos Tutelares - UACT - da SMDS. | Vereadores Conselheiro Marcelo e José Freitas |
16/07/2024 14:00 | Visita conjunta entre CECE e CUTHAB na EMEF América, devido a denúncia de risco de desabamento. | *Pauta*: Visita conjunta entre CECE e CUTHAB na EMEF América, devido a denúncia de risco de desabamento. _"A grande preocupação das diretoras é o fato da escola ter sido construída em terreno de risco, parte da escola está interditada, porém a SMED quer retomar as aulas utilizando as salas que não estão com problemas, entretanto é necessário laudo de engenheiro a cada três meses ou após chuvas torrenciais. Tem salas que o piso está todo inclinado zero condições de ter aula."_ *Convidados*: Escola Municipal de Ensino Fundamental América; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura - SMOI; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política - SMGOV. | Verª Mari Pimentel |
09/07/2024 14:00 | 23ª Reunião (ordinária) da CECE | CECE | |
25/06/2024 14:00 | 21ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Reconstrução das escolas, retomada do calendário na rede municipal de ensino, impacto na saúde psico emocional das e dos servidores das escolas atingidas pelas enchentes | 21ª Reunião (ordinária) da CECE *Pauta*: "Reconstrução e obras nas escolas que sofreram com alagamentos, reposição dos materiais e insumos destas escolas, retomada do calendário escolar na rede municipal de ensino, o impacto na saúde psico emocional das e dos servidores das escolas da rede municipal, entre outros temas correlatos" *Convidados*: Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura - SMOI; Procuradoria Geral do Município - PGM; Sindicato dos Municipários de Porto Alegre - SIMPA; Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre - ATEMPA; Conselho Municipal de Educação - CME; Fórum de Diretores das Escolas Municipais; Conselho Tutelar - CT; e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - DPE/RS Forma de participação: os cidadãos poderão participar do evento através do link da reunião ou ID e senha abaixo. *_Link_ da reunião*: "https://us02web.zoom.us/j/88674682281?pwd=Ht5d2BcV4pqYeQ6t4fFbavPZ28gRkG.1(https://us02web.zoom.us/j/88674682281?pwd=Ht5d2BcV4pqYeQ6t4fFbavPZ28gRkG.1)":https://us02web.zoom.us/j/88674682281?pwd=Ht5d2BcV4pqYeQ6t4fFbavPZ28gRkG.1 ou *ID da reunião*: 886 7468 2281 *Senha de acesso*: 000742 Obs.: lembramos ao participante interessado, ao acessar a sala virtual, efetue o registro do seu nome e sobrenome para fins de controle de presença na referida reunião. | Ver. Jonas Reis |
18/06/2024 14:00 | 20ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: A retomada das aulas na rede conveniada após as recentes enchentes | *Pauta*: A retomada das aulas na rede conveniada após as recentes enchentes *Convidados*: Sra. Carolina Aguirre da Silva - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Sr. Lino Morsch - Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum MDCA; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Diretora Pedagógica da SMED; Secretaria de Governança Local e Coordenação Política - SMGOV; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Educação – CME. Forma de participação: os cidadãos poderão participar do evento através do link da reunião ou ID e senha abaixo. *Link da reunião*: "https://us02web.zoom.us/j/84738472461?pwd=QnVdp9h5074DfhVz3NfcKscbAhKn4y.1(https://us02web.zoom.us/j/84738472461?pwd=QnVdp9h5074DfhVz3NfcKscbAhKn4y.1)":https://us02web.zoom.us/j/84738472461?pwd=QnVdp9h5074DfhVz3NfcKscbAhKn4y.1 ou *ID da reunião*: 847 3847 2461 *Senha de acesso*: 585129 *Obs*.: lembramos ao participante interessado, ao acessar a sala virtual, efetue o registro do seu nome e sobrenome para fins de controle de presença na referida reunião. | Verª Mari Pimentel |
11/06/2024 14:00 | 19ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Impactos da enchente para a classe artística e cultural da cidade | *Pauta*: Impactos da enchente para a classe artística e cultural da cidade *Convidados*: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa - SMCEC; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS; Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política - SMGOV; Conselho Municipal de Cultura - CMC; Produtora Voz Cultural. Forma de participação: os cidadãos poderão participar do evento através do link da reunião ou ID e senha abaixo. *Link da reunião*: "https://us02web.zoom.us/j/81290299589?pwd=NpyfMxaEVNoQo5EVL0MEgYhEN6vb3d.1(https://us02web.zoom.us/j/81290299589?pwd=NpyfMxaEVNoQo5EVL0MEgYhEN6vb3d.1)":https://us02web.zoom.us/j/81290299589?pwd=NpyfMxaEVNoQo5EVL0MEgYhEN6vb3d.1 ou *ID da reunião*: 812 9029 9589 *Senha de acesso*: 402487 *Obs.*: lembramos ao participante interessado, ao acessar a sala virtual, efetue o registro do seu nome e sobrenome para fins de controle de presença na referida reunião. | Ver. Jonas Reis |
04/06/2024 14:00 | 18ª Reunião (ordinária) da CECE - Vistoria do telhado da Escola Municipal Emílio Meyer | "Vistoria do telhado da Escola Municipal Emílio Meyer, prefeitura quer iniciar as aulas sem laudo". *Saída da Garagem*: 13h30min | Verª Mari Pimentel |
28/05/2024 14:00 | [Cancelada] Comitiva de integrantes da CECE - Visita à Escola Emílio Meyer | Comitiva de vereadores integrantes da CECE - Visita à EMEB Emílio Meyer Pauta: "Vistoria do telhado da escola, prefeitura quer iniciar as aulas sem laudo." Horário no local: 14h | Verª Mari Pimentel |
07/05/2024 14:00 | [Cancelada] 14ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Os Esportes Aquáticos e o Lago Guaíba como Motor de Desenvolvimento em Porto Alegre | *Pauta*: Os Esportes Aquáticos e o Lago Guaíba como Motor de Desenvolvimento em Porto Alegre *Convidados*: Projeto Vela Social; Clube Náutico Belém Novo; Sava Iate Clube; Escola de Wake Surf no Guaíba WakePoint; Wake Sul - Escola de wakeboard, wakeskate e wakesurf de Porto Alegre; Iate Clube Guaíba; Clube dos Jangadeiros; Veleiros do Sul - Porto Alegre; Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos - FGDA; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SMDET; Prokite School - Escola de Kitesurf Porto Alegre; Base Kalola Va'a; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção do Rio Grande do Sul (ABES/RS); Comitê do Lago Guaíba; Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA; Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba - G 080; Associação Atlética Banco do Brasil - AABB. | CECE |
30/04/2024 14:00 | 13ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Acesso à educação de imigrantes e refugiados | *Pauta*: Acesso à educação de imigrantes e refugiados. *Convidados*: Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul - COMIRAT/RS; Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas - COMIRAT/POA; Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - DPE/RS - Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH); Agência da ONU para Refugiados (ACNUR); Associação Beneficente São Carlos; Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (CIBAI Migrações); GAIRE – Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados – UFRGS O Fórum Permanente de Mobilidade Humana; ONG Cirandar; Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS; Associação Antônio Vieira (ASAV); Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC; CMDCA; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Conselho Municipal de Educação – CME. | Ver. Conselheiro Marcelo |
30/04/2024 14:00 | CECE (ampliação da Sala 301) | (Ampliação da Sala 301) | Ver. Conselheiro Marcelo |
23/04/2024 14:00 | 12ª Reunião (ordinária) da CECE - Interna | Pauta: Interna | CECE |
16/04/2024 14:00 | 11ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Insegurança no trânsito no entorno das escolas | *Pauta*: Insegurança no trânsito no entorno das escolas *Convidados*: Secretaria Municipal de Educação - SMED; Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC. | Ver. Prof. Alex Fraga |
09/04/2024 14:00 | 10ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: Cronograma das Obras do Ginásio Tesourinha | *Pauta*: Cronograma das Obras do Ginásio Tesourinha *Convidados*: Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura - SMOI; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Associação de Usuários do Ginásio Tesourinha; e Sindicato dos Municipários de Porto Alegre - SIMPA. | Ver. Jonas Reis |
05/04/2024 09:00 | 9ª Reunião (extraordinária) da CECE - Pauta: Proc. nº 0596/22 - PLL nº 302/22 | *Pauta*: "PROC. Nº 00596/22 - PLL 302/22 019.00200/2022-78 - OBRIGA AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INCLUSIVE AS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, E AS ESCOLAS PRIVADAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE A ADOTAREM MEDIDAS DE SEGURANÇA QUANTO À UTILIZAÇÃO DE VIDROS." | Verª Mari Pimentel |
02/04/2024 14:00 | 8ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: "Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre" | *Pauta*: 'Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre'. "É crucial reconhecermos os avanços significativos que temos alcançado em termos de inclusão educacional em nossa cidade. O compromisso com a educação inclusiva não apenas reflete os valores democráticos de nossa sociedade, mas também é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas capacidades e necessidades específicas, nem como sua inclusão na sociedade. No entanto, mesmo com os avanços, ainda enfrentamos diversos desafios que precisam ser enfrentados de forma eficaz. Um desses desafios é garantir que as Salas de Inclusão e Recursos (SIR) estejam adequadamente equipadas e funcionando de maneira eficiente em todas as escolas. As SIR desempenham um papel crucial ao oferecer suporte e recursos adicionais para alunos com necessidades especiais, facilitando sua participação plena no ambiente educacional. Nossa discussão deve abranger uma série de tópicos relevantes, incluindo: *Avaliação dos Avanços*: Vamos examinar os progressos que foram feitos até o momento em termos de educação inclusiva em nossas escolas. Quais foram os marcos importantes alcançados? Onde ainda precisamos melhorar? *Desafios Atuais*: Identificaremos os desafios mais prementes que enfrentamos em relação à educação inclusiva, desde a falta de recursos até questões de acessibilidade e capacitação de professores. *Qualidade das Salas de Inclusão e Recursos (SIR)*: Investigaremos a qualidade das SIR em nossas escolas. Isso inclui a infraestrutura disponível, os recursos pedagógicos e tecnológicos, bem como a formação e apoio oferecidos aos profissionais que trabalham nessas salas. *Políticas e Investimentos*: Discutiremos a importância de políticas públicas sólidas e investimentos adequados para garantir a eficácia da educação inclusiva. Como podemos garantir financiamento contínuo e sustentável para esse fim? *Envolvimento da Comunidade*: Exploraremos maneiras de envolver ativamente pais, alunos e a comunidade em geral no apoio à educação inclusiva. Como podemos promover uma cultura inclusiva em todas as nossas escolas e espaços públicos? Ao abordarmos esses temas, buscamos não apenas entender os desafios que enfrentamos, mas também identificar soluções e estratégias concretas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação inclusiva em Porto Alegre. Agradecemos a contribuição de todos os presentes e esperamos uma discussão produtiva e esclarecedora. Queremos ouvir os diretores das Educação Especial das Escolas Especiais de Ensino Fundamental e parcerizadas, bem como saber mais sobre a outras experiências que podem vir a somar e qualificar nossas escolas. O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, por Exemplo é composto por psicopedagogos e profissionais de Educação Especial, e esses profissionais acompanham os alunos por todo seu percurso acadêmico. Orientando os professores e coordenadores de curso, sobre práticas pedagógicas adequadas para cada caso, atentando para a singularidade de cada um. *O objetivo e traçar e compartilhar experiências para que os os estudantes consigam desenvolver melhores práticas de estudos, rotina e autonomia e inclusão na sociedade.* Metas: Inclusão em todos os espaços da cidade, não só nas escolas e para sujeitos de todas as idades É imprescindível a ampliação da oferta de atendimento educacional especializado na educação infantil contemplando a rede parceirada Ampliação e qualificação dos serviços de apoio (estagiários, professores, monitores )" *Convidados*: Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Luiz Francisco Lucena Borges; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Profª. Lygia Morrone Averbuck; Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva da Pucrs; Professora Karla Wunder; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre – ATEMPA; Isabel Ferreira; Professora Ana (Escola Giudice); APAE-POA; Capitão Dunga e Laura ; Ana Carolina (Livro Diário Azul); Prof. Márcio (Esc. Giudice); Profª Débora (Giudice); Josiara (SMED); Cláudia Meyer (Autismo e Vida); Prof Mateus Ceni (Giudice); Henrique Ferreira; Luciana Mendina (MOAB); Patrícia Sanberg (Coordenadora Regional MOAB); Projeto Social Angelina Luz; Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo- AFAPA; Associacao Maes e Pais Pela Democracia – Ampd; FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES E CÍRCULOS DE PAIS E MESTRES DO RIO GRANDE DO SUL; ABESS - Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social; NUDECA - Núcleo Especializado. | Ver. Conselheiro Marcelo |
02/04/2024 14:00 | 8ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: "Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre" | *Pauta*: 'Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre'. "É crucial reconhecermos os avanços significativos que temos alcançado em termos de inclusão educacional em nossa cidade. O compromisso com a educação inclusiva não apenas reflete os valores democráticos de nossa sociedade, mas também é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas capacidades e necessidades específicas, nem como sua inclusão na sociedade. No entanto, mesmo com os avanços, ainda enfrentamos diversos desafios que precisam ser enfrentados de forma eficaz. Um desses desafios é garantir que as Salas de Inclusão e Recursos (SIR) estejam adequadamente equipadas e funcionando de maneira eficiente em todas as escolas. As SIR desempenham um papel crucial ao oferecer suporte e recursos adicionais para alunos com necessidades especiais, facilitando sua participação plena no ambiente educacional. Nossa discussão deve abranger uma série de tópicos relevantes, incluindo: *Avaliação dos Avanços*: Vamos examinar os progressos que foram feitos até o momento em termos de educação inclusiva em nossas escolas. Quais foram os marcos importantes alcançados? Onde ainda precisamos melhorar? *Desafios Atuais*: Identificaremos os desafios mais prementes que enfrentamos em relação à educação inclusiva, desde a falta de recursos até questões de acessibilidade e capacitação de professores. *Qualidade das Salas de Inclusão e Recursos (SIR)*: Investigaremos a qualidade das SIR em nossas escolas. Isso inclui a infraestrutura disponível, os recursos pedagógicos e tecnológicos, bem como a formação e apoio oferecidos aos profissionais que trabalham nessas salas. *Políticas e Investimentos*: Discutiremos a importância de políticas públicas sólidas e investimentos adequados para garantir a eficácia da educação inclusiva. Como podemos garantir financiamento contínuo e sustentável para esse fim? *Envolvimento da Comunidade*: Exploraremos maneiras de envolver ativamente pais, alunos e a comunidade em geral no apoio à educação inclusiva. Como podemos promover uma cultura inclusiva em todas as nossas escolas e espaços públicos? Ao abordarmos esses temas, buscamos não apenas entender os desafios que enfrentamos, mas também identificar soluções e estratégias concretas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação inclusiva em Porto Alegre. Agradecemos a contribuição de todos os presentes e esperamos uma discussão produtiva e esclarecedora. Queremos ouvir os diretores das Educação Especial das Escolas Especiais de Ensino Fundamental e parcerizadas, bem como saber mais sobre a outras experiências que podem vir a somar e qualificar nossas escolas. O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, por Exemplo é composto por psicopedagogos e profissionais de Educação Especial, e esses profissionais acompanham os alunos por todo seu percurso acadêmico. Orientando os professores e coordenadores de curso, sobre práticas pedagógicas adequadas para cada caso, atentando para a singularidade de cada um. *O objetivo e traçar e compartilhar experiências para que os os estudantes consigam desenvolver melhores práticas de estudos, rotina e autonomia e inclusão na sociedade.* Metas: Inclusão em todos os espaços da cidade, não só nas escolas e para sujeitos de todas as idades É imprescindível a ampliação da oferta de atendimento educacional especializado na educação infantil contemplando a rede parceirada Ampliação e qualificação dos serviços de apoio (estagiários, professores, monitores )" *Convidados*: Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Luiz Francisco Lucena Borges; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Profª. Lygia Morrone Averbuck; Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva da Pucrs; Professora Karla Wunder; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre – ATEMPA; Isabel Ferreira; Professora Ana (Escola Giudice); APAE-POA; Capitão Dunga e Laura ; Ana Carolina (Livro Diário Azul); Prof. Márcio (Esc. Giudice); Profª Débora (Giudice); Josiara (SMED); Cláudia Meyer (Autismo e Vida); Prof Mateus Ceni (Giudice); Henrique Ferreira; Luciana Mendina (MOAB); Patrícia Sanberg (Coordenadora Regional MOAB); Projeto Social Angelina Luz; Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo- AFAPA; Associacao Maes e Pais Pela Democracia – Ampd; FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES E CÍRCULOS DE PAIS E MESTRES DO RIO GRANDE DO SUL; ABESS - Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social; NUDECA - Núcleo Especializado. | Ver. Conselheiro Marcelo |
Exibindo os registros mais recentes. Para uma lista de todas as reuniões, clique aqui.
Data | Título | Descrição | Proponente |
---|---|---|---|
03/12/2024 14:00 | 42ª Reunião (Ordinária) da CECE - | *Pauta*: *Convidados*: | CECE |